Quem Somos

Blog "Com.texto Digital" é uma ação do Programa de Educação Tutorial-PET do Curso de Letras da Unipampa - Bagé/RS.

O objetivo do PET Lestras é investigar sobre as mídias digitais emergentes, relacionado esses estudos às possibilidades de intervenção colaborativa na região do pampa, por meio de ações de ensino e de extensão.
O programa PET Letras tem uma proposta voltada a um processo de ensino/aprendizagem da produção textual inovador, apoiado no uso das tecnologias da informação e da comunicação. Por meio de ações que consideram a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, vem ao encontro das mesmas necessidades de desenvolvimento regional para a Metade Sul do Rio Grande do Sul, que nortearam a criação da UNIPAMPA. O apoio ao desenvolvimento regional aqui proposto se refere a contribuir para a superação das dificuldades apresentadas pelos acadêmicos e por professores da região no uso da escrita e das novas tecnologias.
Assim, o blog "Com.texto Digital" se inscreve como uma mídia que propocionará o compartilhamento de trabalhos e informações que envolvam a relação entre as novas mídias e o ensino/aprendizagem, desenvolvidos pelos bolsistas do Programa.
 O PET Letras Unipampa-Bagé é Coordenado pela Tutora Profa. Dra. Elenice Maria Larroza Andersen.



Atualmente, o programa conta com 09 bolsistas.

Alana Espinosa é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé / RS e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial "Com.Texto Digital - PET Letras - Unipampa", onde atua desde dezembro de 2010. Sua pesquisa trata da inserção de novas mídias digitais nas aulas de língua portuguesa, com foco para a produção de videoblogs/vlogs, através de softwares livres de edição de vídeo.







Ana Kátia Reis é acadêmica do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé / RS. Atua como bolsista do Programa Educação Tutorial PET-MEC desde Julho de 2011. Possui como foco atual de pesquisa a produção de um jornal oline com o objetivo de desenvolver as habilidades de escrita (edição e composição) em alunos do ensino básico.






Antonia Nilda de Souza é acadêmica do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal do Pampa-Unipampa, campus Bagé/RS. É bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET Letras – UNIPAMPA. Desenvolve pesquisa que se inscreve dentro da área do conhecimento dos estudos sociocognitivos, com foco nos paradigmas cognitivo e social e no diálogo com pensadores contemporâneos que analisam a questão das novas tecnologias e sua inserção na educação. 

Christianne Marciano dos Reis, acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Português/Espanhol da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé / RS. Atua como bolsista do Programa Educação Tutorial (PET) do MEC desde Julho de 2011. Possui como foco atual de pesquisa a criação de uma disciplina eletiva voltada para a produção e a edição de textos através de mídias emergentes em prol da expansão da qualidade no ensino do curso de Letras.

Douglas Moraes Machado, Natural de Lavras do Sul, ingressou no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em 2011. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) que tem como ponto de partida em suas pesquisas "Mídias emergentes em comunicação digital". No programa pesquisa sobre "Os aspectos cognitivos na compreensão da Charge Animada". Também pesquisa sobre aquisição da linguagem e consciência linguística.







 
Eduardo F. Souza Pinto. Acadêmico do curso de Licenciatura em Letras -Português/Espanhol da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé / RS. Atua como bolsista do Programa Educação Tutorial (PET) do CNPQ desde Janeiro de 2011. Possui como foco atual de pesquisa a produção de desenho animado em ambientes virtuais em prol do desenvolvimento das habilidades de escrita (narração e roteiro) em alunos do ensino básico.


Meu nome é João Pedro Rodrigues Santos (ou JP). Sou aluno do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Letras(Português/Inglês) da Universidade Federal do Pampa- campus Bagé. Sou bolsista do PET- Programa de Educação Tutorial cuja tutora é a professora Dra. Elenice Andersein. Faço parte do curso de extensão de Leituras Orientadas de Textos Dramáticos. Meu interesses de pesquisa são nas áreas de Produção Textual, Ciências Cognitivas, Mídias na Educação, Literatura e Cinema. Meu projeto de pesquisa no PET chama-se “MENTES, VÍDEOS E ( RE)TEXTOS”, o enfoque desse projeto é estudar as representações mentais dos alunos a partir dos vídeos que assistem.


José Ricardo da Costa,
ou JRicardo Costa (como assina sua produção em prosa e verso) é acadêmico do curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) da Universidade Federal do Pampa (Bagé) do sétimo semestre. Integra o Movimento Culturasul onde atua como poeta desde 2010. Seus interesses de pesquisa atuais se situam em torno dos seguintes temas: Formação do Leitor Literário, Letramento e Formação do Leitor Reflexivo, Cultura e Literatura, Produção de Material Didático, Literatura Oral, Literatura Oral em Cultura de Matriz Africana, Produção Textual em Língua materna e estrangeira. Cultura e comportamento no espaço digital.


Maicon Fernandes Vaz de Souza
é graduando do curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, voluntário desde 2009 do projeto Ciclo de Colóquios Interdisciplinares (PROEXT), bolsista desde 2010 do Programa de Educação Tutorial PET (SISU), tem como foco o estudo da produção de minidocumentários no desenvolvimento de habilidades de escrita por meio de softwares de edição gratuitos.

 
Copyright (c) 2012 Com.Texto Deigital by Bloggermint