Produção de vídeo em sala de aula: conhecendo os editores

  • By:Com.Texto Digital-
  • Marcadores: , ,

  • A sensação que impera no ambiente escolar atualmente é que as aulas convencionais estão ultrapassadas (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2000). Sabe-se que é preciso mudar, mas em que direção? Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?


    A tecnologia vem se inserindo cada vez mais no nosso cotidiano, nos mais diversos segmentos e fazemos uso dela de forma educativa, cultural, política e artística. Nessa nova estrutura social as concepções de ensino e aprendizagem são colaborativas e contam com o apoio das novas mídias onde há espaço para a manifestação e veiculação de conteúdo de forma democrática. Isso ocorre sem a necessidade da mediação dos meios de comunicação e das instâncias de controla da informação a qual estávamos sujeitos anteriormente.

    Nesse contexto, um dos tipos de mídia que mais ganha destaque é referente à produção de vídeos por possuir um grande potencial educacional, além de ser uma atividade prazerosa e divertida. As páginas que permitem o acesso e a disponibilização de vídeos estão entre as mais acessadas na internet. A popularização dos equipamentos para gravação, bem como do acesso à internet e à softwares de edição gratuitos, faz com que o interesse dos jovens não se restrinja a serem apenas consumidores mas também produtores desse tipo de mídia.

    Pode-se produzir filmes, documentários, vlogs, clipes, anúncios publicitários, tele-jornais, vídeo-aulas, etc, basta ter o mínimo de conhecimento e domínio sobre um editor de vídeo.

    O PET Letras – Com.Texto Digital traz abaixo alguns softwares que permitem a produção de vídeos, vamos conhecê-los?

    1 – Windows Live Movie Maker: Editor de videos oficial do Windows. É recomendado para a criação de filmes curtos e apresentações de fotos de maneira facilitada. Possui como diferencial o recurso Auto Movie onde o software cria automaticamente um filme com as fotos e vídeos inseridas em menos de um minuto, embora, naturalmente seja possível uma edição mais sofisticada se for a preferência do usuário. O programa suporta os seguintes formatos: Windows Media Video (WMV), Windows Media, DV-AVI, 3GP e 3GPP, MPEG-1 e MPEG-2, JPEG, Motion JPEG, TIFF, GIF, Bitmap, PNG, QuickTime, (somente em Windows 7),AVCHD (somente em Windows 7), MPEG-4 (somente em Windows 7)


    2 – Kdenlive: Editor oficial do sistema Linux. Permite uma edição de vídeos prática em que há a visualização prévia de efeitos em tempo real. O programa dá suporte a diversos formatos: AVI, MPEG, DV, VOB, WAV, OGG, MP3, GIF (sem animação), JPG, PNG, SVG, RealVideo, Flash, Theora, WAV, MP3, XviD e Quicktime.


    3 – VídeoSpin: Editor de vídeos gratuito cujas ferramentas de corte são práticas e rápidas de usar. Apesar de possuir apenas uma trilha de vídeo, esse editor permite que sejam feitas montagens de vários materiais em um só, graças à sua timeline, parecida com a de editores mais profissionais. É possível adicionar efeitos de transição, músicas, efeitos sonoros (são duas faixas de áudio diferentes) e qualquer tipo de texto.


    4 - AVI ReComp: O AVI ReComp é uma ferramenta para ajustes em vídeos no formato AVI, com a qual é possível colocar legendas, alterar o tamanho, modificar as configurações de áudio, colocar uma logo, entre outras possibilidades. Não é possível abrir outro formato de vídeo neste programa, já que ele é exclusivo para esse tipo de arquivo. É necessário um conversor para transformar outros formatos em AVI e poder trabalhar livremente com eles.


    5 - VideoPad: Editor de vídeo desenvolvido para usuários iniciantes. Permite corte, efeitos, adição de textos, narrações, trilhas sonoras, etc. É compatível com vários formatos, dentre eles: (para vídeos) AVI, MPEG, WMV, DIVX, MPEG (1, 2 e 4), MP4, MOV, ASF, VOB, OGM, 3GP, H.264 e RM. (Para áudios) WAV, MP3, MP2, MPGA, M4A, OGG, AVI, MID, FLAC, AAC, WMA, DCT, AU, AIFF, OGG, RAW, MSV, DVF, VOX, CDA, ATRAC, GSM, DSS, SRI, SHN, DSS, MSV e WMV; (Para imagens) BMP, GIF, JPG, JIF, JIFF, JPEG, EXIF, PNG, TIF, TIFF, PSD, TGA, PCX, JP2, WMF e ICO;


    6 – Corel VideoStudio: Permite a manipulação de vídeos, músicas e novos projetos de mídia. Traz funções muito interessantes, como edições de vídeo em 3D e filmes em stop motion. Suporta a importação de vídeos em 3D nos formatos MPO e MVC, e suporta vídeos em 50p/60p de câmeras compatíveis com estes formatos.


    7 – VirtualDub: Com ele é possível editar vídeos, adicionar efeitos, ajustar compressões de áudio e vídeo, etc. Os efeitos são aplicados através de filtros que permitem cortar, redimensionar, rotacionar, inverter, converter para preto e branco, ajustar contraste, brilho, saturação, etc. Suporta diversos formatos.


    8 – Adobe Premiere: Um dos editores com avaliação mais positiva na internet pelos usuários experientes em edição. Com inúmeros recursos avançados, este programa garante resultados profissionais e qualidade altíssima para manipulação e conversão de filmes. Possui mais de 20 versões, mantendo-se sempre atualizado. Este editor permite que você faça correção de cor, chroma key, inserção de efeitos especiais, tipografia (inumeras fontes disponíveis), edição de áudio (estéreo e mono), além dos recursos mínimos oferecidos por qualquer outro editor.


    Por: Alana Espinosa
    ___________________________________

    Referências:

    VARGAS, Ariel; ROCHA, Heloísa Vieira da; FREIRE, Fernanda Maria Pereira.
    Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. Novas Tecnologias Na
    Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, dez. 2007. Semestral. Disponível em:
    .
    MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. 133p.



    fonte da imagem: http://zisno.com/programa-de-edicao-de-video

    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Copyright (c) 2012 Com.Texto Deigital by Bloggermint