Do papel a tela do computador: Sobre Textos e Tecnologias no curso de Letras

  • By:Com.Texto Digital-
  • Marcadores: , ,
  • Palavra puxa palavra, uma idéia trás outra, e assim se faz um livro, um governo ou uma revolução
    Machado de Assis

    Não raro escutamos alguém falar que no curso de Letras estudam-se somente gramáticas, normas da língua e livros de Literatura. Com certeza essa visão é de pessoas que tem uma concepção restrita do curso e que de certa forma desconhecem o que estudamos. Nosso curso possui uma proposta muito mais significativa. Nós estudamos a linguagem, a comunicação humana. Estudamos a linguagem que permeia nossas vidas e a de todos os seres humanos do mundo. Estudamos como funciona a comunicação humana, que acontece de várias formas e por meios diversos. Neste texto, pretendemos desmistificar essa idéia retrograda do curso de Letras e explicar melhor como funciona nosso trabalho.

    Primeiro, precisamos entender que nossa sociedade se regula por textos, seja pela escrita de livros, de cartas, de emails, de comentários em redes sociais, de filmes e etc. Assim, texto em sentido lato designa “Toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano, isto é, qualquer tipo de comunicação realizada através de um sistema de signos” (KOCH, 1994). Então, o texto consiste em qualquer passagem, escrita ou verbalizada, que forma um todo significativo, independente de sua extensão. 

    Entendendo essa concepção ampla do que é texto, é possível encontrar na internet, nas mídias, nos softwares, muitas formas de texto. Por exemplo, na rede social que ganhou projeção mundial, o Facebook, encontra-se muitas formas de texto. Desde textos em forma de diário em que as pessoas colocam suas atividades e interesses, até textos literários como poemas, contos e etc. Muitas vezes algumas pessoas criam até mesmo perfil para certos escritores que já morreram e nesse perfil expõem frases e trechos da obra desses escritores.

    Não queremos dizer, é claro, que no curso de Letras não estudamos gramática e Literatura. É lógico que estudamos, mas não ficamos limitados somente nessas áreas. Acima de tudo estudamos vários tipos de textos e toda a linguagem humana de forma ampla, só através da linguagem os seres humanos conseguem interagir, se expressar e então o mundo acontece.

    Criamos esse blog, para expor o nosso projeto PET- Programa de Educação Tutorial e mostrar nosso trabalho. No PET estudamos as mídias, as tecnologias e os textos presentes nas mesmas. Os exemplos de textos nas tecnologias não se detêm somente nas redes sociais como falamos acima do caso do Facebook. Podemos encontrar textos em muitas outras tecnologias como, por exemplo: Blogs, Vlogs, Vídeos, Charges animadas, Áudio livros, Livros digitais, Ciber poesias e etc.

    Atualmente vivemos cercados de ferramentas tecnológicas e muitas vezes nos perguntamos como usá-las. Em nosso trabalho apontamos caminhos de como usar as tecnologias de nosso tempo em prol da produção textual e processos de aprendizagem. Segundo ANDREWS “Ferramentas não são acessórios que manipulamos para os nossos fins, mas conformam e circunscrevem o leque de nossas direções e expressões” (ANDREWS, 2000).  

    Desse modo, usamos as ferramentas tecnológicas para serem auxiliares no processo de produção escrita e aprendizagem. Em nosso blog, pretendemos também desconstruir a concepção de que muitas pessoas têm de que a internet e as tecnologias de forma geral são inimigas da educação. Para SANTAELLA “Os meios de nosso tempo estão nas tecnologias digitais, nas memórias eletrônicas, nas hibridizações dos ecossistemas com os tecnossistemas e nas absorções inextricáveis das pesquisas científicas pela criação artística.” 

    Nossa proposta é, então, mostrar como usar os meios tecnológicos de forma auxiliar o processo de escrita e o processo de aprendizagem. Em suma, nosso estudo é o texto, a linguagem e todas suas nuances. E nada melhor reflete a linguagem de nosso tempo do que a internet e as tecnologias.

    Por: João Pedro Rodrigues Santos - Aluno do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé - Bolsista PET- Programa de Educação Tutorial.


    Referências Bibliográficas
    FÁVERO, Leonor L.; KOCH, Ingedore G. V. Língüística textual:uma introdução.São Paulo: Cortez, 1994.
    ANDREWS, J. Digital langu(image). Language and image as object in a field. [online] Disponível na internet via URL: http://www.vispo.com/writings/essays/jimartcile.htm Arquivo capturado em 06/01/00..
    SANTAELA, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo:Paulus, 2005.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Copyright (c) 2012 Com.Texto Deigital by Bloggermint