Cyberpoesia: A Literatura na Era Digital

  • By:Com.Texto Digital-
  • Marcadores: , ,
  • clip_image001Na cultura digital as artes estão se ressignificando, atingindo outros suportes, outras mídias e sendo produzidas na interação entre diferentes linguagens. A ciberpoesia, gênero digital que utiliza a linguagem eletrônica como forma de comunicação poética, se dá na convergência de texto, som e imagem, encontrando seu ápice na interatividade.

    clip_image001
    Na poesia digital (ou ciberpoesia, poesia hipermídia, etc) são ampliadas as possibilidades de significação e acesso a outros poemas, já que os meios digitais permitem que um poema abra caminho ou se transmute em vários outros.

    clip_image002 É importante ressaltar que a linguagem poética não fica perdida nas particularidades dos novos meios. Mesmo entendendo poesia como sendo a impressão estética de algo, as manifestações lingüísticas que a caracterizam (metáforas, hipérboles, aliterações, etc) ainda se fazem presentes na poesia digital, e dessa vez, potencializadas pelas novas mídias.

    clip_image003
    Sabemos que a poesia é anterior a escrita, embora esta ocupe lugar privilegiado na hierarquia das composições poéticas. A ciberpoesia desestabiliza essa hierarquia na medida em que traz para os poemas as novas construções intersemióticas que o ciberespaço permite.

    Onde encontrar cyberpoemas:
    http://www.ciberpoesia.com.br/
    http://telepoesis.net/poesia.html
    http://www.arteria8.net/
    http://www.literaturadigital.com.br/


    Por: Alana Espinosa

    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Copyright (c) 2012 Com.Texto Deigital by Bloggermint